É importante conhecer as reais razões pelas quais todos os distribuidores de pneus estão a rever em alta os seus preços, uma vez que se trata de uma medida cuja origem não surge na cadeia de distribuição mas sim num elo da cadeia de distribuição n acima, ou seja. , no processo de fabricação de pneus.

 Assim, diversos fatores levaram ao aumento dos custos de fabricação:

< p>     1. Aumento geral no preço das matérias-primas.

Aumento de 48% no preço do aço nos últimos meses

  • Aumento no preço do negro de fumo (corante ) em 20%
  • Aumento no custo da borracha natural e sintética em mais de 65% durante o último ano.
  • Aumento no custo da borracha natural e sintética em mais de 65% durante o último ano fiscal.

   2. Escassez de borracha devido às inundações na Tailândia, que causaram a perda de grande parte da colheita.

   3. Os elevados níveis de poluição causados pela actividade da indústria química nos países asiáticos obrigaram à redução dos níveis de produção.

   4. A desvalorização do Yuan em relação ao dólar.

   5. Aumento da procura nos países asiáticos, o que causou um colapso na produção para o mercado europeu.

Dado o impacto dos fabricantes sobre os distribuidores deste aumento dos custos, o sector de distribuição de pneus está em declínio. vendo também a necessidade de transferir esse preço de compra mais elevado para um preço de venda revisado e atualizado.

 No entanto, a Tiresur vem tentando minimizar o efeito há algum tempo, estudando o impacto do centavo. aumento de custos no preço de venda, e tentando  que o seu efeito não se torna evidente com a rapidez com que outros distribuidores o fizeram. A compra de maiores quantidades de pneus antes da entrada em vigor dos aumentos nos fabricantes tem sido, por exemplo, uma das medidas que a empresa tem conseguido tomar para atrasar este aumento que, no entanto, já começará Vamos ver seus efeitos em abril próximo.